Croácia

quarta-feira, 12 novembro, 2008

Com muito atraso, finalmente venho falar da tal viagem. O problema é que não tem muito o que falar. Não aconteceu nada de muito diferente que possa ser contado aqui, para pessoas que não conhecem os personagens que estavam na viagem.

Passeio de bicicleta na ilha de Šipan

Foi pouco mais de uma semana de viagem na Croácia, saindo daqui na manhã do dia 25 de outubro e voltando na manhã do dia 2 de novembro, com uma organização com ar de excursão para velho. Quase tudo era planejado, almoços, jantares, passeio aqui e ali, uma guia engraçada que, por causa do vocabulário limitado em francês, usava quase sempre os mesmos adjetivos para definir tudo, o que só tornava as coisas mais engraçadas. A maioria das vezes que ficavamos livres era para visitar o centro de uma cidade. Ficamos muito tempo dentro de um ônibus também, indo de um lugar a outro, de uma cidade a outra. O cúmulo foi o último dia, que ficamos inteiro no ônibus.

Passamos em Zagreb, nos lagos de Plitvice, Omiš, Split, Trogir, Dubrovnik, ilha de Šipan, Zaton, o delta do rio Neretva e vários lugares que eu não sei o nome nem tenho idéia onde fica no mapa, como foi o caso do lugar em que fizemos rafting. Ah, passamos na Bósnia também! Isso porque a Croácia não é conexa, então para chegar lá no extremo sul, em Dubrovnik, é preciso atravessar alguns quilômetros da Bósnia.

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

Zagreb é uma cidade grande que, em comparação com outras cidades na Europa, não tem nada de excepcional. Já os outros lugares que fomos… Eu tinha passado pelos Parque Nacional dos Lagos de Plitvice no ano passado, durante o verão. Essa vez, no meio do outono, o parque não estava tão bonito. Mesmo com várias árvores depenadas, com o dia nublado e a paisagem um pouco cinza, o lugar é muito foda. Uma vantagem dessa época do ano é que não tem quase ninguém lá. Na outra vez que eu fui tinha muita gente, tinha até fila na entrada!

Omiš, apesar de termos passado duas noites lá, não deu para conhecer direito, pois só ficamos lá de noite mesmo. Eu até fiz um esforço de acordar bem cedo um dia e sai para tirar umas fotos. A pequena cidade fica imprensada entre o mar e umas serras, tinha um monte de barcos pequenos, praias e até castelos.

Ilha de Šipan

Split é muito legal! Infelizmente só passamos uma tarde lá. Só deu para visitar o centro da cidade, que na verdade é um grande castelo, e depois subir um morro para visitar um parque. Trogir pareceu uma versão miniatura de split. O centro da cidade é uma ilha bem pequena e foi só isso que visitamos.

Dubrovnik é a cidade para visitar na Croácia, e felizmente o lugar em que ficamos mais tempo. A cidade original lembra veneza sem os canais e fica cercada por uma grande muralha. No exterior, existem falésias, praias, pelo menos um outro castelo, um monte de barcos, etc. Em um dos dias que estavamos em Dubrovnik, pegamos um barco para a ilha de Šipan, onde fizemos um passeio de bicicleta nessa ilha. O barco balançou muito na ida, mas na volta foi muito pior. O clima fechou, começou a chover e ventar muito até chegar ao ponto de chover granizo. O clima foi algo que não ajudou muito na viagem, especialmente pra mim que estava imaginando que ia estar fazendo calor! A temperatura estava por volta de 15 graus e em alguns dias estava nublado. Mas o que atrapalhou mais foi o sol, que estava se pondo por volta das 5 da tarde.

A minha grande diversão na viagem era tirar fotos. Pena que justamente no dia que passamos em Split e Trogir eu tinha esquecido de carregar a bateria, então não deu para tirar nem 10 fotos. Estou colocando as fotos no set VOS Raid 2008 no meu flickr.

7 Responses to “Croácia”

1. Henrique Says:

Feliz aniversario barao!

2. JLUCAS Says:

Feliz aniversario Davi.
    Para quem tinha pouco para contar ate que voce escreveu um bocado.

3. JLUCAS Says:

Davi, abra o seu telefone celular e veja mensagem que enviamos.
    seu pai

4. Says:

Posso te mandar um parabéns atrasado? Parabéns!

Considerando que uma imagem vale por mil palavras e que esse lugar é fantástico – consegue ser quase tão lindo quanto a serra do mar (ui, vou precisar de pomada pras mordidas de inveja) – acho que vc contou muita coisa pra quem diz não ter o que contar! O simples fato de ter visitado esses lugares já é alguma coisa, não?

Um abraço e saudades. Espero que vc ainda tenha muitas viagens como essa!

5. Davi Says:

O que eu quero dizer é que não tinha nada de história, não aconteceu nada de realmente relevante… Aí teve que ser esse texto guia turístico sem graça.
    E sim, a Croácia é fantástica.

6. Marina Says:

Olá, que legal o seu post! Sou brasileira e moro aqui an Croácia. Tenho um blog para contar daqui e mostrar algumas fotos…
    Se quiser dar uma olhada, o endereco é: