Stage de recherche – O quê? Como? Por quê? …?

segunda-feira, 13 abril, 2009

Toda essa história de estágio, vinda pros EUA, acabou ficando meio jogada aqui no blog. Eu queria ter postado sobre isso antes de ter vindo, mas acabei abandonando o blog… Vou logo avisando que o texto a seguir, além de não ser curto, é chato.

Esse estágio que estou fazendo é um stage de recherche (estágio de pesquisa), e é o fim do terceiro ano do Cycle Polytechnicien da Ecole Polytechnique. Tem uma duração mínima de 11 semanas, mas pode se prolongar para 5 meses; pode ser feito em uma universidade, em um centro de pesquisa ou em uma empresa.

A busca para estágio no exterior começou no fim do ano passado. Quando fui fazer isso, já estava bem perto das provas. Cheguei até a consegui por conta própria um estágio em Busan, na Coreia do Sul, com um indiano que estudou no Hawaii… Comecei então a revirar os estágios que a Polytechnique oferecia, ao mesmo tempo que estudava para as provas, procurando por algum estágio fora da França. Em computação, a lista era bem extensa, e, pelos títulos, os estágios na França pareciam muito interessantes. Entretanto haviam poucos fora da França. Depois de uma eliminação rápida, sobrou apenas um que me pareceu suficientemente interessante.

Entretanto haviam dois grandes problemas com esse estágio: era em uma área que eu nunca havia estudado (Teoria de Linguagens de Programação) e pedia conhecimentos em uma linguagem que eu conhecia vagamente (OCaml). Esperando receber um não, mandei um e-mail para o professor sendo bem honesto. A resposta dele foi a pior possível:

Can you tell me the emails of three or four of your professors or research supervisors that I can ask for informal references?

Eu até já havia postado ela aqui no blog. De repente, no meio de provas, eu tinha que conseguir professores para me recomendar para possivelmente ser aceito em um estágio que eu não tinha certeza se me interessava (afinal de contas, eu havia apenas dado uma lida rápida em uma descrição de uma página), não sabia quanto pagava, não sabia quanto tempo de estágio seria, etc. Li novamente a descrição com mais calma, chequei rapidamente se o professor era realmente bom, tomei fôlego e comecei a busca pelas recomendações, que, para o bem do meu ego, acabou sendo muito rápida.

Aparentemente o professor gostou muito do que escreveram e me aceitou. Na primeira resposta ele já falava que o tempo do estágio era flexível, mas que quanto mais longo seria melhor, pois assim teria mais chance de realmente se fazer alguma coisa, e já falou em dinheiro.

A quantia não era alta, era mais um bônus. Ele assumiu, quase corretamente, que eu ainda estaria recebendo uma bolsa de Polytechnique (eu teria quatro meses de bolsa para cinco meses de estágio). Mesmo assim, o dinheiro seria muito apertado, mas falei que iria fazer o sacrifício, começando a economizar desde já, talvez fosse possível…

Ele me avisa então que, para obter o visto que eu precisava, era necessário comprovar uma certa renda, da qual eu passava longe. Tentei conseguir mais dinheiro pela Polytechnique, mas não tinha jeito. Expliquei para ele que não daria e ele falou que completaria minha bolsa, terminando o e-mail com:

This is a little more than I’ve paid summer interns in the past, but it’s OK — I’m told you’re an unusually productive guy… :-)

Essa frase me aterrorizou por um bom tempo. Principalmente aquele smile no final. Foi até bom eu ter relembrado essa frase, quem sabe agora eu procastino menos…

E foi assim que eu vim parar no Computer & Information Science Department da University of Pennsylvania (Penn ou UPenn), em Phildelphia.

One Response to “Stage de recherche – O quê? Como? Por quê? …?”


Deixe um comentário

